Instrumento norteador para Reconstrução do PPP
“Um país se constrói da mesma forma como se constrói uma casa. E como se constrói uma casa? Por onde se começa? Antes dos tijolos, do cimento, dos ferros e das telhas, é preciso que haja um desejo. Aquele momento quando alguém diz: “que bom seria se eu tivesse uma casa!” Se o desejo bate forte, ele se transforma em SONHO. O SONHO é quando o desejo fica visível...”
( Rubem Alves)
PAUTA DO ENCONTRO PARA
ELABORAÇÃO
DO
PROJETO-POLÍTICO-PEDAGÓGICO – 1º DIA
Conversando sobre a escola
1)
COMO
É A NOSSA ESCOLA?
2)
COMO
QUEREMOS QUE ELA SEJA?
3)
O
QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORÁ-LA?
4)
QUAL
É O NOSSO DESAFIO?
5)
ONDE
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ENTRA PARA A CONSECUÇÃO DESTE DESAFIO?
INICIANDO A RECONSTRUÇÃO DA NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA
Ao determinar que cada escola elabore seu Projeto Pedagógico, com a participação dos professores, a LDB está sinalizando quatro coisas fundamentais:
(a) a educação básica, neste país pluriétnico e multicultural, com grande diversidade regional, não pode ser feita com um currículo nacional centralizado e uniforme;
(b) as etnias e culturas diversas presentes na escola devem ser consideradas conteúdo e processo de educação na e para a diversidade;
(c) a escola e os professores são os autores do processo educacional no espaço da aprendizagem escolar, com base nos princípios da sociedade estabelecidos na Constituição e nas leis.
1º PASSO:
Construção do
DIAGNÓSTICO
(o diagnóstico deve se concentrar na identificação das questões mais importantes – sejam elas problemas, dificuldades, desafios ou aspectos em que a escola vai muito bem.)
- O que somos? (análise da realidade da escola; como você apresentaria a nossa escola para alguém?)
2º PASSO:
Construção do
HISTÓRICO DA ESCOLA
( a visão estratégica dá forma e direção ao futuro da escola, uma vez que mostra onde ela está e aponta aonde ela quer chegar. )
Pergunta norteadora: Se vocês tivessem que contar a história sobre a formação/criação da nossa escola, quais fatos vocês relatariam?
·
PASSADO
– (identidade, finalidade e função social) (Ver ano de criação)
- O que era a nossa escola quando foi criada?
Qual era o propósito dela? Quem ela atendia?
·
PRESENTE
–
- O que mudou ao longo do tempo?
- Caráter educacional – as crianças
se desenvolvem nas suas dimensões afetivas, motoras, cognitivas e psíquicas? A
escola atende às suas necessidades de desenvolvimento cognitivo, social, físico
e afetivo?
- Qual a sua identidade?
- O que a diferencia das demais
escolas do seu entorno?
- Qual a sua função/contribuição no
meio social que está inserida?
· FUTURO – (o que desejamos ser no futuro? – refletir sobre a qualidade dos serviços que a EMAE oferece a comunidade a que atende)
3º PASSO:
Definindo VALORES, VISÃO, MISSÃO E OBJETIVOS DA ESCOLA
- VALORES – definir os valores que permeiam todas as atividades e relações existentes na escola e da escola com os alunos, com as famílias e com a comunidade.
Os
VALORES representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que
a maioria das pessoas da escola acredita. Os valores descrevem como a escola
pretende atuar no cotidiano enquanto busca realizar sua visão. Sinalizam o que
se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe escolar na busca
da excelência. Fonte de orientação e inspiração no local de trabalho, os
valores devem ser aceitos e internalizados por todos na escola
QUE VALORES DEVEM SER CULTIVADOS NO NOSSO DIA A DIA?
Ex.: EXCELÊNCIA - qualidade em tudo que faz; INOVAÇÃO – busca de soluções inovadoras que frutifiquem em
resultados para nossos clientes e resolvam nossos desafios organizacionais; RESPEITO AO OUTRO – respeito à
dignidade e os direitos de cada pessoa dentro da escola, nas suas diferença e
individualidades; PARTICIPAÇÃO –
trabalho em equipe, cada pessoa contribui no limite de sua participação nas
atividades escolares; TRANSPARÊNCIA
– comunicação aberta e honesta; CRIATIVIDADE
– criar e inovar para que possamos realizar coisas planejadas; RESPONSABILIDADE COM O SEU FAZER - clareza do seu papel e das suas atribuições para
não eximir-se delas; TOLERÂNCIA –
respeito ao ritmo do outro, o seu jeito de ser e de se expressar; ÉTICA – não falar do outro na sua
ausência recriminando-o ou censurando-o; BOM
CONVÍVIO – conviver em harmonia, evitando intrigas, aborrecimentos que
levem a discussões pessoais; COLABORAÇÃO
– ser parceiro, estar junto e não do outro lado como se houve facções; PARCERIA – valorização do trabalho em
parceria, dividir ações, responsabilidades, caminhar junto, ao lado da família;
INCLUSÂO – ser inclusivo no
entendimento de aceitar aquele que tem dificuldades, que não tem o
comportamento que você considera padrão.
- MISSÃO – definir o que é a escola hoje, seu propósito e como pretende atuar no seu dia a dia.
A MISSÃO serve de critério geral para orientar a tomada de decisão, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas. Os clientes (alunos e comunidade) e suas necessidades são o ponto de partida e o fator mais importante para a definição da missão).
Ex.: -
Nossa escola tem por missão contribuir para a constante melhoria das condições
educacionais de nossa comunidade, visando assegurar uma educação de qualidade
aos nossos alunos, num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo.
-
Nossa escola tem por missão assegurar um ensino de qualidade, garantindo o
acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes
de agir na transformação da sociedade.
- OBJETIVOS – definir os alvos a serem perseguidos ou as situações que a escola pretende atingir num dado período de tempo.
OS OBJETIVOS devem determinar para onde a escola prioritariamente deve dirigir os seus esforços.
Para elaborar os objetivos é preciso ter em mente:
1.
Quais são os desafios a serem
enfrentados?
(Ex. escassez de recursos financeiros; pouco
envolvimento dos pais e da comunidade; baixa qualificação profissional;
escassez de material pedagógico; responsabilidade da família para com as
crianças; relação interpessoal prejudicada; más condições de infra-estrutura;
efetividade no processo de ensino e aprendizagem, relação professor-aluno,
respeito ao seu jeito particular de ser nesse mundo, etc).
2.
Onde iremos concentrar os nossos
esforços?
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