sábado, 7 de outubro de 2023

 Instrumento norteador para Reconstrução do PPP

“Um país se constrói da mesma forma como se constrói uma casa. E como se constrói uma casa? Por onde se começa? Antes dos tijolos, do cimento, dos ferros e das telhas, é preciso que haja um desejo. Aquele momento quando alguém diz: “que bom seria se eu tivesse uma casa!” Se o desejo bate forte, ele se transforma em SONHO. O SONHO é quando o desejo fica visível...”  

 ( Rubem Alves)

 A minha experiência no processo de reelaboração do Projeto Político Pedagógico da escola a qual atuei como Coordenadora Pedagógica durante 13 anos, me rendeu um grande aprendizado e entendimento da importância deste artefato. Para além de um mero documento, o PPP traduz a visão e as bases teórico-metodológicas da escola, sendo este processo de (re)elaboração, por essência, formativo. Trago aqui os instrumentos norteadores que utilizei durante esse processo que podem auxiliá-los nos seus contextos educativos. Abaixo segue a pauta para um primeiro encontro em um modelo de Roda de Conversa. Lembro que é necessário se estabelecer um escriba para ir anotando as impressões e os diálogos, bem como fazer os registros fotográficos para um posterior portfólio do processo. Como é um processo coletivo onde vários atores precisam estar implicados, os registros servem para coletivizar os diálogos e as elaborações.

 

PAUTA DO ENCONTRO PARA ELABORAÇÃO

DO PROJETO-POLÍTICO-PEDAGÓGICO – 1º DIA

 

 

Conversando sobre a escola

 

1)    COMO É A NOSSA ESCOLA?

 

2)    COMO QUEREMOS QUE ELA SEJA? 

 

3)    O QUE PODEMOS FAZER PARA MELHORÁ-LA?

 

4)    QUAL É O NOSSO DESAFIO?

 

5)    ONDE O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ENTRA PARA A CONSECUÇÃO DESTE DESAFIO?

 

           

INICIANDO A RECONSTRUÇÃO DA NOSSA PROPOSTA PEDAGÓGICA

            Ao determinar que cada escola elabore seu Projeto Pedagógico, com a participação dos professores, a LDB está sinalizando quatro coisas fundamentais:

(a) a educação básica, neste país pluriétnico e multicultural, com grande diversidade regional, não pode ser feita com um currículo nacional centralizado e uniforme;

(b) as etnias e culturas diversas presentes na escola devem ser consideradas conteúdo e processo de educação na e para a diversidade;

(c) a escola e os professores são os autores do processo educacional no espaço da aprendizagem escolar, com base nos princípios da sociedade estabelecidos na Constituição e nas leis.

1º PASSO:

Construção do DIAGNÓSTICO                   

(o diagnóstico deve se concentrar na identificação das questões mais importantes – sejam elas problemas, dificuldades, desafios ou aspectos em que a escola vai muito bem.)

- O que somos? (análise da realidade da escola; como você apresentaria a nossa escola para alguém?)

2º PASSO:

Construção do HISTÓRICO DA ESCOLA

( a visão estratégica dá forma e direção ao futuro da escola, uma vez que mostra onde ela está e aponta aonde ela quer chegar. )

Pergunta norteadora: Se vocês tivessem que contar a história sobre a formação/criação da nossa escola, quais fatos vocês relatariam?

·         PASSADO – (identidade, finalidade e função social)   (Ver ano de criação)

- O que era a nossa escola quando foi criada? Qual era o propósito dela? Quem ela atendia?

 

·         PRESENTE –  

- O que mudou ao longo do tempo?

            - Caráter educacional – as crianças se desenvolvem nas suas dimensões afetivas, motoras, cognitivas e psíquicas? A escola atende às suas necessidades de desenvolvimento cognitivo, social, físico e afetivo?

            - Qual a sua identidade?

            - O que a diferencia das demais escolas do seu entorno?

            - Qual a sua função/contribuição no meio social que está inserida?

 

·         FUTURO – (o que desejamos ser no futuro? – refletir sobre a qualidade dos serviços que a EMAE oferece a comunidade a que atende)

3º PASSO:

Definindo  VALORES, VISÃO, MISSÃO E OBJETIVOS DA ESCOLA

- VALORESdefinir os valores que permeiam todas as atividades e relações existentes na escola e da escola com os alunos, com as famílias e com a comunidade.

Os VALORES representam as convicções dominantes, as crenças básicas, aquilo em que a maioria das pessoas da escola acredita. Os valores descrevem como a escola pretende atuar no cotidiano enquanto busca realizar sua visão. Sinalizam o que se persegue em termos de padrão de comportamento de toda a equipe escolar na busca da excelência. Fonte de orientação e inspiração no local de trabalho, os valores devem ser aceitos e internalizados por todos na escola

 

            QUE VALORES DEVEM SER CULTIVADOS NO NOSSO DIA A DIA?

            Ex.: EXCELÊNCIA - qualidade em tudo que faz; INOVAÇÃO – busca de soluções inovadoras que frutifiquem em resultados para nossos clientes e resolvam nossos desafios organizacionais; RESPEITO AO OUTRO – respeito à dignidade e os direitos de cada pessoa dentro da escola, nas suas diferença e individualidades; PARTICIPAÇÃO – trabalho em equipe, cada pessoa contribui no limite de sua participação nas atividades escolares; TRANSPARÊNCIA – comunicação aberta e honesta; CRIATIVIDADE – criar e inovar para que possamos realizar coisas planejadas; RESPONSABILIDADE COM O SEU FAZER - clareza do seu papel e das suas atribuições para não eximir-se delas; TOLERÂNCIA – respeito ao ritmo do outro, o seu jeito de ser e de se expressar; ÉTICA – não falar do outro na sua ausência recriminando-o ou censurando-o; BOM CONVÍVIO – conviver em harmonia, evitando intrigas, aborrecimentos que levem a discussões pessoais; COLABORAÇÃO – ser parceiro, estar junto e não do outro lado como se houve facções; PARCERIA – valorização do trabalho em parceria, dividir ações, responsabilidades, caminhar junto, ao lado da família; INCLUSÂO – ser inclusivo no entendimento de aceitar aquele que tem dificuldades, que não tem o comportamento que você considera padrão. 

 

- MISSÃOdefinir o que é a escola hoje, seu propósito e como pretende atuar no seu dia a dia.

A MISSÃO serve de critério geral para orientar a tomada de decisão, para definir objetivos e auxiliar na escolha das decisões estratégicas. Os clientes (alunos e comunidade) e suas necessidades são o ponto de partida e o fator mais importante para a definição da missão).

Ex.:     - Nossa escola tem por missão contribuir para a constante melhoria das condições educacionais de nossa comunidade, visando assegurar uma educação de qualidade aos nossos alunos, num ambiente criativo, inovador e de respeito ao próximo.

            - Nossa escola tem por missão assegurar um ensino de qualidade, garantindo o acesso e a permanência dos alunos na escola, formando cidadãos críticos capazes de agir na transformação da sociedade.

 

- OBJETIVOS –  definir os alvos a serem perseguidos ou as situações que a escola pretende atingir num dado período de tempo.

OS OBJETIVOS devem determinar para onde a escola prioritariamente deve dirigir os seus esforços. 

Para elaborar os objetivos é preciso ter em mente:

1.    Quais são os desafios a serem enfrentados? 

             (Ex. escassez de recursos financeiros; pouco envolvimento dos pais e da comunidade; baixa qualificação profissional; escassez de material pedagógico; responsabilidade da família para com as crianças; relação interpessoal prejudicada; más condições de infra-estrutura; efetividade no processo de ensino e aprendizagem, relação professor-aluno, respeito ao seu jeito particular de ser nesse mundo, etc).

 

2.    Onde iremos concentrar os nossos esforços?

(Ex: - Elevar o desempenho acadêmico dos alunos; - Modernizar a gestão da escola; - Fortalecer a participação dos pais na escola; Fortalecer a integração escola-comunidade.; promover a qualificação de professores e demais colaboradores, 

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