Projetos e Situações Didáticas

Construí o material abaixo com o objetivo de trabalhar com o Projeto Identidade que visa resgatar a identidade do aluno através da pesquisa de sua história de vida e de todos que compõem a mesma. É um projeto que se resume na construção grupal e individual do livrinho abaixo, que reúne as principais informações de vida do aluno, bem como, a representação artística desta realidade construída pelo aluno.












Para baixar este arquivo e PDF acesse o link abaixo:
https://acrobat.com/app.html#d=i-z-IRIGEicxajWg-BGbNA




Este é o projeto que construímos para ser aplicado na escola em que trabalho durante todo este ano letivo, tendo por base a temática sugerida pela Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Salvador.

Projeto: “Escola e família: trajetórias,
memórias e conquistas”


JUSTIFICATIVA
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar sempre foi um componente importante para o sucesso do processo de ensino e aprendizagem e para a garantia da qualidade de vida da criança, assegurando a sua saúde, lazer e segurança em casa e na escola.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, enquanto instituição educativa, porém, sem o envolvimento da família na vida do aluno e nas atividades da escola, tal função perde sua força. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, participando das ações promovidas na escola e atuando ativamente na educação da criança, garantindo o mínimo necessário para seu desenvolvimento.

OBJETIVO GERAL
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar envolvendo a família nas atividades da escola e estimulando a sua participação no processo ensino-aprendizagem como parceiros e colaboradores conscientes de seu papel educador.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
         Promover a integração entre família e escola, estimulando o rendimento e o comportamento escolar;
         Estimular o crescimento do aluno, fortalecendo sua auto-estima e potencializando as relações afetivas na família;
         Enfatizar a importância do diálogo dentro do ambiente escolar e familiar;
         Ressaltar a importância da afetividade na escola e na família;
         Orientar os alunos sobre os direitos e deveres enquanto criança e adolescente (ECA) e enquanto aluno (normas da escola);
   Levar as famílias a fazer uma revisão de valores de forma que adotem atitudes de solidariedade, companheirismo, respeito e cooperação para com as crianças;
   Estreitar as relações entre a família e a escola.

RECURSOS
   Filmes;
   Cantigas de roda;
   Histórias;
   Músicas;
   Contos;
   Notícias de jornal e revistas;
   Jogos educativos;
   Piquenique;
   Passeios e visitações;
   Ficha da família;
   Álbuns;
   Fotografias da história do aluno e dos famíliares;
   Murais e cartazes;
   Textos educativos para os pais.
   Bloco de Atividades voltados para o tema.

METODOLOGIA
   Trabalhar com filmes que permitam a discussão e reflexão sobre a família;
   Utilizar recortes e desenhos livres, partindo de história em quadrinhos e leituras;
   Trabalhar os diversos tipos de moradias, através de: histórias infantis (Os três porquinhos, João e Maria, Chapeuzinho Vermelho); e/ou visitas à casa de alguns alunos; e/ou cartazes com fotos ou recortes de revistas;
   Pedir para os alunos que pesquisem com seus pais e avós sobre a sua origem;
   Desenvolver Gincanas na escola com a participação dos pais;
   Criar convites atrativos para as reuniões;
   Trabalhar histórias em quadrinhos, literárias, músicas, fantoches, teatro e contos desenvolvendo o tema tanto com os alunos, quanto com as famílias;
   Promover encontros com os pais onde possamos discutir o desempenho de cada membro da família, as diferenças e semelhanças;
   Criar com os alunos o mural da família (com fotos ou recortes), mostrando as diversas estruturas familiares, ressaltando a importância do amor, respeito, solidariedade, perdão...;
   Criar com os alunos o mural: “Minha família é assim!” com fotos das famílias dos alunos e frases criadas pelos mesmos resgatando a importância desta do jeito que ela é;
   Trabalhar a auto-estima e a responsabilidade de cada aluno enquanto parte integrante da sua família;
   Criar oficinas: computação, culinária, artesanato, etc.
   Promover o “Dia da Família” na escola;
    Vincular as reuniões de Pais e Mestres palestras importantes sobre Higiene e Saúde; Trabalho; Segurança Pública (Guarda Municipal); Alimentação e qualidade de vida, etc.
   Envolver as famílias nas ações internas da escola como festas, passeios, eventos, etc.
   Construir com os alunos uma árvore genealógica de cada família, comparando fotos passadas e atuais da criança /escola e criança/ família;
   Trabalhar as relações afetivas entre alunos e família através da confecção de cartinhas, poemas, cantigas e declarações de amor do aluno para cada membro da família;
   Promover palestras com o Conselho Tutelar e a Guarda Municipal para chamar atenção das famílias quanto às suas atribuições;
   Enviar recados educativos periodicamente às famílias, orientando sobre temas como: limites, tarefas de casa, lei da palmada, sexualidade infantil, etc.      


AVALIAÇÃO
Será feita através de registros do professor e da coordenação (portifólio), de acordo com a participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente, além da participação da família nas atividades à elas propostas.



Acesse o projeto em PDF: