Você é um professor antenado nas Tecnologias da Informação e Comunicação?
Preparei
este teste tendo por base um teste semelhante criado por Ana Teresa Ralston, da
Abril Educação, e Luciana Maria Allan, do Instituto Crescer que foi
disponibilizado no site Educar para Crescer. Fiz várias alterações e adaptações
para que o professor pudesse fazer uma auto-avalição no que tange a sua imersão
na cybercultura e a apropriação das TIC no cenário escolar. Pode ser muito útil
para introduzir um grupo de estudos na escola que aborde o assunto. Espero que
gostem!
Faça este teste e descubra se você é um professor antenado
quanto ao uso das tecnologias da informação e comunicação. Responda as questões
abaixo e descubra o quanto você sabe usar os recursos tecnológicos na hora de
ensinar.
1. Ao solicitar
uma pesquisa para seus alunos, você faz o quê?
( ) Dá o tema,
deixando claro que o aluno terá de se virar sozinho para realizar a tarefa;
( ) Orienta
como pesquisar na internet, usando palavras-chave, combinando símbolos etc.;
( ) Além de
orientar, indica a bibliografia sobre o assunto na internet e apresenta uma
pré-seleção de sites, estimulando o aluno a ir atrás de outros para dar conta
do trabalho.
2. Que tipo de
dicas você dá para os alunos apresentarem a pesquisa feita na internet?
( ) Nenhuma. Os
alunos costumam fazer o “corta e cola” na íntegra do que for interessante;
( ) Você sugere
que os alunos preparem um texto, a partir das fontes escolhidas, utilizando o
“corta e cola”;
( ) Você sugere
que os alunos leiam as informações pesquisadas e, a partir das mais
interessantes, sejam capaz de produzir um texto de sua autoria.
3. Você orienta
seus alunos a mencionar o autor e a fonte das informações pesquisadas (texto e
foto)?
( ) Nunca faço
isso;
( ) Já não falo
mais a respeito – estou seguro de que meus alunos tornaram essa preocupação uma
prática;
( ) Sempre faço
isso.
4. Ao explorar um
site ou jogo nas suas aulas no laboratório de informática, você:
( ) Faz uma
apresentação prévia de pesquisa, apresentando a estrutura do site ou jogo e
indicando o caminho a ser seguido na navegação (exploração controlada);
( ) Usa um
modelo de conduta único na apresentação do site ou jogo, mas dá liberdade os
alunos navegarem depois livremente (exploração orientada);
( ) Promove uma
discussão prévia com os alunos, deixando claro o leque de possibilidades na
pesquisa do site ou jogo (exploração aberta).
5. Você estimula
seus alunos a criar um grupo de trabalho virtual para organizar e desenvolver
um projeto?
( ) Não, eu não
estimulo meus alunos a agirem deste modo;
( ) Eu estimulo
meus alunos a trabalhar em grupo só em sala de aula (e na escola);
( ) Sempre
oriento eles a criarem grupos de trabalho virtual.
6. Por causa de
um trabalho, você orienta sua turma a trocar informações com alunos de outras
escolas?
( ) Meus alunos
só trabalham no espaço da escola e a troca de informações acontece
exclusivamente com os colegas da classe ou, no máximo, colegas de outras turmas
da escola;
( ) Os alunos
trocam informações com outras escolas em projetos específicos;
( ) É rotina
dos meus alunos trabalhar em grupos online, trocando informações com alunos de
outras escolas.
7. Você incentiva
seus alunos a integrar as redes sociais para promover a colaboração de
especialistas do tema do seu trabalho escolar?
( ) Eu não estimulo
meu aluno a ir atrás de especialistas nem a acessar informações sobre eles;
( ) Eu oriento
a acessar informações online sobre esses especialistas, mas não a interagir com
eles;
( ) Eu oriento
a sempre acessar as redes sociais para a ter a opinião direta de um ou mais
especialistas do tema em destaque no seu trabalho.
8. Você interage
com seus alunos usando as redes sociais, para desenvolver um trabalho escolar?
( ) Não, não
tenho essa prática; todas as dúvidas são resolvidas em sala de aula;
( ) Resolvo as
dúvidas apenas por email com meu aluno;
( ) Estimulo
meu aluno a usar as redes sociais, interagindo comigo para desenvolver o seu
projeto.
9. O trabalho do
seu aluno está concluído. Você incentiva seu aluno a publicar na internet?
( ) Não, não
incentivo ele a fazer isso;
( ) Sim,
incentivo ele a compartilhar na rede fechada da escola;
( ) Sim,
incentivo ele a disponibilizar na internet de modo a que qualquer usuário possa
acessar o seu trabalho.
10.Você estimulou
seu aluno a publicar seu trabalho na internet. Como é que isso acontece?
( ) Ele publica
o trabalho, mesmo sem ter minha avaliação;
( ) Ele publica
o trabalho só depois da minha avaliação, mas não o estimulo a interagir com os
colegas na internet sobre ele;
( ) Ele publica
o trabalho só depois das minhas correções – e ainda o oriento a receber
críticas na internet para que ele seja aperfeiçoado.
11.Você tem algum
tipo de espaço virtual (Facebook, Twitter, blog, etc.) e estimula seu aluno a
acessar este ambiente?
( ) Eu não
tenho espaço virtual;
( ) Eu tenho um
espaço virtual, mas ele é usado para interagir com outros professores;
( ) Eu tenho um
espaço virtual – ele serve para se relacionar com outros professores e com os
alunos também.
12.A respeito dos
recursos tecnológicos aqui em destaque – produção de vídeos e Pod-cast, uso de
aplicativos (slide e texto), construção de redes virtuais (Facebook, Twitter
etc), elaboração de planilhas eletrônicas e banco de dados –, quais são os que
você estimula seu aluno a usar para desenvolver um trabalho escolar?
( ) Eu não
estimulo meu aluno a usar esses recursos para desenvolver um trabalho;
( ) Eu oriento
às vezes a usar esses recursos – e o resultado é que meu aluno é capaz de
combinar até três deles para desenvolver um trabalho;
( ) Eu estimulo
meu aluno de tal maneira a usar esses recursos que ele é capaz de combinar a
maioria destas mídias para desenvolver um trabalho.
13. Em
síntese, a respeito das tecnologias da informação e comunicação, como você no
seu dia-a-dia se vê?
( ) Eu sou
resistente e nunca lanço mão desses recursos nas atividades da minha classe;
( ) Eu tenho
alguma familiaridade com os recursos tecnológicos, mas só os básicos e os que
eu domino;
( ) Eu estou
integrado ao uso das tecnologias da informação e comunicação – e também me
apóio no conhecimento dos meus alunos para desenvolver um determinado projeto.
Contagem
de pontos
Faça a contagem dos seus pontos
seguindo os critérios abaixo:
1ª alternativa – 0 ponto
2ª alternativa – 1 ponto
3ª alternativa – 2 pontos
Resultado:
De 0 a 8 pontos – Você precisa de ajuda!
Está mais do que na hora de você
se ligar e investir no próprio desenvolvimento profissional, informando-se
sobre as tecnologias da informação e da comunicação cada vez mais presentes (e
relevantes) em sala de aula. É preciso, com urgência, que você comece a se
reciclar para reencontrar a qualidade do ensino.
De 9 a 18 pontos – Você está chegando lá!
Você não ignora a imersão das
tecnologias digitais no meio escolar, por isto, esforça-se em utilizá-la, mesmo
porque você já percebeu que é inevitável agregá-las ao ensino já elas já fazem
parte da vida dos seus alunos. Observe apenas em que aspectos você pode inovar
e busque um maior domínio destes aparatos tecnológicos para que você possa
explorar ao máximo as potencialidades das tecnologias.
De 19 a 26 pontos - Professor moderninho
Parabéns,
você é um verdadeiro professor do século 21! Você está perfeitamente antenado
nas tecnologias da informação e comunicação e sabe tirar o melhor proveito
delas para o seu aprendizado. Aproveite! E mais: compartilhe esse conhecimento
tecnológico com os outros professores da escola.
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