Este projeto foi elaborado com o intuito de trabalhar a leitura, escrita, oralidade, linguagem matemática, ciências, história, geografia e demais áreas do conhecimento, através da música.
Escola Municipal
Antônio Euzébio
EMAE
Projeto
Cores e Sons
AUTORES DO PROJETO:
PROFESSOR DOMICIANO
SANTOS E COORDENADORA PEDAGÓGICA NOHARA VANESSA GOES
"Quando
não se encontra solução em uma disciplina, a solução vem de fora da disciplina"
(Jacques
Labeyrie, apud Morin)
1. Apresentação
Como as primeiras manifestações musicais não deixaram
vestígios, é praticamente impossível afirmar de onde nasceu a música. Sabe-se
que desde os tempos passados, nas civilizações egípcias e gregas, que as
atividades musicais são utilizadas na educação, e não só como fruição estética,
vide a utilização da música e das artes na Grécia antiga dos tempos homéricos,
como fonte de prazer, nos festejos, nos jogos e na cura, funcionando, desse
modo, como um paliativo para o psicológico das pessoas.
O Brasil, um país que, devida a sua mistura de raças, é
conhecido como um país essencialmente musical pela diversidade de seus ritmos,
cores de uma geografia única e uma cultura que, mesclada com a participação da
cultura indígena e africana, tem uma variedade de tons e instrumentos musicais
percussivos que já fazem parte do cotidiano das pessoas.
A obrigatoriedade do ensino da música nas escolas
brasileiras, surgiu com a lei nº 11.769, sancionada pelo ex-Presidente Luís
Ignácio Lula da Silva, em 18 de agosto de 2008,
determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação
Básica, favorece aos alunos o contato com o fazer musical tanto como fonte de
conhecimento e apreciação da estética, como no fruir artístico. Pensando no
isso, a Escola Municipal Antônio Euzébio, a partir da escolha do corpo docente
da escola, vem esse ano, apresentar o Projeto Musical “Cores e Sons”,
objetivando um melhor desempenho nas atividades de sala de aula, no que tange
principalmente a rica literatura de alguns gêneros musicais, procurando
desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos na
escola, junto aos conteúdos de Língua Portuguesa, desenvolvidos pelos
professores em sala de aula.
O Projeto
“Cores e Sons” surgiu das discussões docentes sobre a necessidade de aplicar um
projeto capaz de somar o prazer da Arte com o conhecimento formal da escola e
que fosse de interesse dos estudantes da Escola Municipal Antônio Euzébio.
Pensando num tema voltado para as artes como ferramenta interdisciplinar nas
escolas, escolhemos o tema da música como ponto de partida para somar ao aprendizado
das outras disciplinas e possibilitar aos alunos o conhecimento de diversos
estilos musicais que compõem a música popular brasileira.
Com a
influência dos povos indígenas, portugueses e africanos, a participação desses
povos na nossa cultura, a música brasileira desde a época do descobrimento veio
se diversificar, se formar e se transformar nesse verdadeiro caldeirão musical
que forma a música brasileira.
Com o
término da segunda guerra mundial e a influência da cultura americana
amplamente divulgada pelo rádio, cinema e televisão, a música brasileira foi
incorporando outros sons, e foi perdendo um pouco da cultura europeia do século
XIX que dominava o mundo à época e se limitava cultura de erudição das classes
mais abastadas.
A partir dos
anos 50 e 60 com o advento da Bossa Nova, influenciada pelo Jazz americano, e
dos festivais universitários e televisivos, vemos uma grande revolução na
música brasileira, principalmente na mescla de estilos e gêneros musicais.
Gêneros e ritmos até então limitados às classes populares, acabaram por se
transformar em música de resistência, com letras focadas principalmente na
realidade brasileira da época, no que tange ao elemento político vigente e as
diferenças sociais povo do sertão e menos favorecido.
Vindos majoritariamente dos bairros periféricos da cidade
do Salvador, os estudantes pouco tem contato com as práticas artísticas fora da
escola, ou tão somente só conhecem os ritmos e músicas que estão em evidencia
nas mídias. Essas músicas, por uma questão que não cabe aqui esmiuçar, são
muitas vezes fonte de um linguajar não apropriado para as crianças que estão na
tenra idade e numa fase de formação moral.
2. Objetivos
2.1 Objetivo Geral
Reconhecer a música junto aos seus ritmos, estilos e
gêneros como ferramenta auxiliar e transdisciplinar no aprendizado do aluno, favorecendo
o ensino da Língua Portuguesa, enquanto texto, leitura e interpretação, quando
do estudo da letra das canções, dando ênfase na produção textual, nominando
conteúdos adquiridos, comparando as tipologias textuais, durante o 2º semestre
de 2018 nos segmentos das séries iniciais do Ensino Fundamental.
2.2
Objetivos
Específicos
·
Identificar estilos musicais,
suas características regionais, seu alcance enquanto mídia no cotidiano das
pessoas e nesse caso do público-alvo da Escola Antônio Euzébio;
·
Reconhecer gêneros textuais das
canções; versos, trovas, prosa, literatura de cordel, texto falado (rap,
hip-hop), etc.
·
Mostrar as diferenças entre
diversos estilos e gêneros de música;
·
Apresentar diversos estilos
musicais, seus criadores, suas experiências, seus estudos na construção
musical;
·
Construir diferentes instrumentos
musicais na criação de música percussiva;
·
Integrar os alunos especiais nas
diversas atividades lúdicas durante o desenvolvimento do projeto;
·
Identificar a participação dos
povos originários e africanos no caldeirão musical da cultura brasileira,
observando vocábulos, expressões, dizeres, jargões, topônimos etc. adquiridos
na construção da cultura brasileira;
·
Apontar fatores que distorcem as
relações de gênero nas músicas que se utilizam de palavras de baixo calão e
estimulam o preconceito e a discriminação;
2.3 Justificativa
Conforme pesquisas relativas às artes nas escolas
constatou-se que há um grande desempenho dos estudantes quando em contato com
as atividades artísticas. A música, nesse caso, vem contribuir para a melhoria
do aprendizado, garantindo um melhor desempenho nas atividades da sala de aula.
3. Desenvolvimento
O Projeto “Cores e Sons” foi pensado pelo segmento
docente da Escola Antônio Euzébio, contando com a colaboração dos alunos ao
longo do seu processo, pretende, dessa forma, durante o ano letivo de 2018,
construir um percurso que garanta uma melhor assimilação dos alunos dos
personagens e poetas que compõem a Música feita no Brasil e nas suas diversas
regiões.
É uma proposta de trabalho que em sua aplicabilidade
prática transitará, à escolha docente, entre os diversos estilos musicais e o
texto evocado nas canções escolhidas.
No que refere ao gênero musical, podemos apontar alguns
estilos: samba, bossa nova, baião, xote, xaxado, samba de roda, MPB, sertanejo,
axé, funk, etc.
4. Recursos
·
Cds
·
Aparelho de som
·
Garrafas descartáveis
·
Grãos (arroz, feijão, milho, etc)
·
Tampa de panela
·
Caixa de fósforo
·
Latinhas
·
Tampinhas
·
Caixas
·
Rolo de papel toalha
·
Outras sucatas
5.
Avaliação
Seguindo a concepção de avaliação
adotada pela EMAE, a avaliação será processual e formativa a partir de relatos
descritivos de cada etapa, das discussões do grupo, das atitudes diante do
projeto, etc, a serem compartilhados no portfólio e no blog da escola. O
professor deverá avaliar a participação, o envolvimento de cada aluno, a
apropriação das habilidades leitoras relativas ao projeto e o desenvolvimento
das habilidades da caderneta que estiverem associados às intervenções do
projeto. Os alunos serão avaliados tanto de forma individual (a partir do
desenvolvimento de uma postura crítica e construtiva) quanto de forma coletiva
(a partir das ações desenvolvidas por todo o grupo).
6.
Conclusão
Ao término deste projeto, nós da EMAE
esperamos que os alunos tenham compreendido a funcionalidade da música na vida
cotidiana e tenham desenvolvido um gosto pela música e o hábito de ler como uma
atividade prazerosa. Além disto, esperamos que eles tenham avançado no processo
de aquisição da escrita como consequência das atividades propostas no projeto.
7.
Programação
dos Gêneros Musicais
G5 - Cantigas de Roda
1° A
- Samba
1° B
- MPB
2° A, B e C
- Axé
3° A e B
- Forró
4° A
- Sertanejo
4° B
- Pop Rock
5° ano
- Funk
Acelera - Gospel
8.
Cronograma
das Ações Gerais:
O quê?
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Como?
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Quem?
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Quando?
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Status
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Apresentação do
Projeto aos Pais e envolvimento dos mesmos
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§ Nas reuniões de
pais, apresentar o Projeto de Música, envolver os pais na ação e convocar os
mesmos à participação;
§ Compartilhar as
ações do projeto;
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Coordenação
Pedagógica
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3ª e 4ª Reunião de
Pais 2018
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Apresentação do
Projeto aos alunos
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§ Na sala de aula,
cada professor apresentará o projeto aos alunos (prever no planejamento),
informando o ritmo musical a ser trabalhado pela turma e as respectivas ações
do projeto;
§ Iniciar um trabalho
de pesquisa sobre o ritmo musical da sala, seus interpretes, sua história,
suas principais canções, etc.
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Professores (todos)
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Primeira quinzena
de Julho
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Sexta da Música
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§ Instituir a
sexta-feira como a “Sexta da Música” (dia da semana que será inteiramente
dedicada à execução das atividades do projeto). Os professores trabalharão
seus conteúdos e habilidades do bimestre utilizando a música como um tema
transversal.
Obs.:
Isto não impede que o projeto também seja trabalhado nos outros dias da
semana.
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Professores (todos
exceto a P2)
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2º Semestre de 2018
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Dia da Música na
escola
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§ Ao final do mês de
julho, escolheremos uma data para envolver toda a escola no projeto e expor
os trabalhos já realizados;
§ Cada classe fará
uma apresentação como culminância do projeto.
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Professores
Regentes, Coordenação e Gestão
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Primeira quinzena
de Agosto
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Meu Intérprete
Predileto
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§ Escolher um
intérprete ou compositor de destaque dentro do gênero musical da turma e
estudar a vida, obra e curiosidades;
§ Expor a biografia,
fotos, textos e letras de canções na porta da sala;
OBS.:
Escolher 1 intérprete ou compositor a cada bimestre.
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Professores
Regentes
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III e IV Bimestre
de 2018
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Criação do CD da
turma
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§ Cada turma
produzirá um CD com o estilo musical adotado pela classe, com uma coletânea
das músicas mais trabalhadas durante o projeto;
§ Cada turma gravará
uma faixa neste CD com uma canção cantada e/ou tocada pela própria turma.
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Professores Regentes,
Coordenação e Alexandre (apoio técnico na gravação do CD)
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I Semestre
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Cantinho da Música
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§ Montar um Cantinho
da Música em cada sala de aula com cartazes, pesquisas de cantores, letras de
música do estilo musical de cada sala;
§ Inserir no
planejamento semanal atividades diferenciadas para serem exploradas neste
cantinho (mínimo 1 vez por semana).
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Professores (todos)
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2º semestre de 2018
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“Eu também sou um compositor”
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§ Os alunos em grupo produzirão
uma música do referido gênero a ser lida e exposta nos corredores da escola;
§ As 3 melhores canções
serão escolhidas pelos alunos da sala e estas serão postadas no blog da
escola.
§ Eleger uma data
para fazer um concurso das melhores composições.
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Professores
Regentes, Coordenação e Gestão
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IV Bimestre
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Oficina de instrumentos musicais
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§ No mês de outubro
faremos uma oficina para construção de instrumentos musicais e posterior
exibição dos instrumentos confeccionados pelos alunos.
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Professores
Regentes, Professor de Artes, e Coordenação
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III Bimestre
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Culminância do Projeto: “Sarau da EMAE”
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§ No final do
semestre elegeremos um dia para a exposição dos trabalhos realizados e
apresentação dos resultados do projeto.
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Toda a escola.
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Dezembro de 2018
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9. Ações específicas
de cada turma
Cada professor regente, com o apoio da coordenação,
sistematizará ações específicas na sua sala de acordo com as especificidades de
sua turma e contemplará estas ações no planejamento de curso e semanal.
Os professores de área e P2 também deverão sistematizar e
planejar atividades voltadas para o projeto de acordo com as demandas de sua
disciplina e dialogando com os professores regentes, de forma que haja uma consonância
com o trabalho que está sendo realizado em cada turma.
10. Culminância
Ao final do semestre, cada professor será responsável
pela apresentação dos resultados do trabalho desenvolvido no projeto, através
da exposição dos trabalhos dos alunos, apresentação de peças teatrais, exibição
de vídeos e fotos, interpretação de músicas, jograis, poemas, etc., entre
outras formas de apresentação que serão escolhidas pelas respectivas turmas de
acordo com o que foi trabalhado.
11. Sugestão de Sites
Sites
sobre o tema para os alunos explorarem nas aulas no Laboratório de Informática:
http://musiqueducando.com.br/site/ - blog sobre
educação musical nas escolas e musicalização infantil.
https://www.sitediscoteca.com/ - notícias sobre os
mais diversos assuntos do meio musical, resenhas de discos, debates com
profissionais da área, etc.
https://www.infoescola.com/musica/historia-da-musica/